Critérios de avaliação

por Portal INFIS
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 10/08/2021 - 11:25

Formas de Ingresso

O curso de Bacharela em Física de Materiais oferece 40 vagas anuais e tem duração de 8 semestres. O ingresso no curso pode ocorrer de quatro formas:

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual Universidades públicas oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Todas as informações sobre o SiSU estão disponíveis em: http://sisu.mec.gov.br/.

Reingresso

O Processo Seletivo de Reingresso permite o retorno de estudantes que tenham abandonado o curso. Entretanto, o reingresso só será permitido uma vez, para o mesmo curso, e não serão aceitas inscrições de ex-alunos que perderam a vaga por desligamento, jubilamento ou desistência verificada no primeiro período letivo. Mais informações sobre o Reingresso encontram-se na Normas de Graduação da UFU, p. 16.

Transferência Facultativa Interna e Externa

O ingresso nos cursos de graduação da UFU por meio de Transferência é possível para estudantes com vínculo em um curso de graduação, distinguindo-se duas modalidades:

I – Transferência Interna, facultada a estudantes vinculados a cursos de graduação da UFU;

II – Transferência Externa, facultada a estudantes vinculados a cursos de graduação de outras Universidades.

Mais informações sobre o Reingresso encontram-se na Normas de Graduação da UFU (vide abaixo), p. 17-18.

Portador de Diploma

Verificada a existência de vagas restantes do processo de transferência facultativa, a UFU poderá, mediante processo seletivo próprio, admitir diplomados em cursos de graduação, para obtenção de novos títulos, habilitações, modalidades, ênfases ou certificados de estudo.

Todas as informações sobre os processos seletivos para as vagas ociosas encontram-se no site da UFU em: http://www.ingresso.ufu.br/vagas_ociosas.

 

ENADE

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui componente curricular obrigatório, ou seja, todos os estudantes habilitados a participar da prova serão inscritos. A participação do estudante habilitado é condição indispensável para expedição do diploma pela Universidade.

Quais estudantes podem fazer o ENADE?

Estão habilitados ao Enade todos os estudantes do último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo ENADE.

De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da nº. Lei 10.861/2004 e art. 9º da Portaria Normativa nº. 8/2014.

Quais os instrumentos básicos do Enade?

- A prova;
- O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
- O questionário do estudante;
- O questionário do coordenador(a) do curso.

Maiores Informações estão disponíveis no site: http://portal.inep.gov.br/enade

 

Disponibilizamos abaixo documentos importantes para o entendimento do curso:

Regimento Geral da UFU

Normas Gerais da Graduação da UFU