Astrônomos brasileiros elaboram projeto para mapear o céu

Docente da UFU integra equipe que revelará novas perspectivas sobre o universo
por Paulo Vítor Soares de Souza
Publicado: 21/08/2024 - 09:59
Última modificação: 21/08/2024 - 09:59

Observatório Vera C. Rubin, construído no Cerro Pachón, Chile, iniciará sua operação em 2026 com o projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST). O objetivo é produzir o maior e mais completo mapa do Universo, com 37 bilhões de estrelas e galáxias, ao longo de dez anos. De acordo com o Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), para que isso aconteça, serão capturadas imagens em alta resolução sobre uma grande área do céu. Em paralelo, será produzido o equivalente a um filme do cosmo, captando explosões e variabilidades de brilho e posições dos objetos.

Cientistas de 28 países colaboram com o projeto LSST. Entre os escolhidos para representar o Brasil, participam da iniciativa pouco mais de 100 pesquisadores, sendo um deles Altair Ramos Gomes Júnior, docente do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU)

Mais informações em: